Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

EXOSSOMOS ELÉTRON DENSOS CONTENDO DNA DE ARQUÉIA ESTÃO AUMENTADOS NO SORO DE PACIENTES CHAGÁSICOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

Higuchi ML, Kawakami JT , Ikegami RN , Reis MM , Pereira JJ , Ianni B , Buck P , Mangini S , Bocchi EA
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução: Em trabalhos anteriores mostramos nos pacientes (pts) chagásicos que arquéia patogênica se associa com insuficiência cardíaca (IC) e que vesículas lipídicas elétron densas menores que 100nm (exossomos - EDexo) protetoras, removendo  proteínas anômalas, estão aumentadas no soro dos pts com a forma indeterminada assintomática (FI). Neste trabalho nos pesquisamos se EDexo apresentando DNA arqueia estão em número aumentado no soro dos pts chagásicos com IC.

Métodos: Soros de pts chagásicos, 9 com IC e 13 com FI, foram submetidos a uma separação de microparticulas por gradiente, com uma solução rica em sacarose/manitol. Após centrifugação, as amostras de sobrenadante mostraram-se ricas em EDexos, que foram marcados com ouro coloidal por hibridação in situ à ME, pela sonda ARCH915 de DNA de arquéia. Foram quantificadas 4 fotografias com ampliação x50K, representativas dos locais mais ricos em de pontos de DNA de arquéia e de partículas EDexo.

Resultados: Grupo IC apresentou menor número de EDexo do que o grupo  IF (5,6 ± 8,3 vs 42,5 ± 56,6), P <0,001, no entanto seus EDexo continham maior quantidade de pontos de DNA de arquéia (1,5 ± 3,0 vs 0,2 ± 0,5, P = 0,02). Houve maior quantidade de DNA de arquéia extra partículas no grupo IC do que IF (63,0 ± 150 vs 11,1 ± 13,1, P <0,001) apresentando correlação positiva com o número de EDexo (r = 0,66 P = 0,01), mas não na FI  (r = 0,29 P = 0,10).

Conclusão: Na doença de Chagas, exossomos elétron densos no soro parecem ter origem em duas categorias que explicariam as diferentes formas clínicas: 1- No grupo IC, EDexo são derivados de arquéia, contendo DNA da mesma e seu micro DNA é liberado para o meio extracelular induzindo inflamação; 2- No grupo IF, EDexos não contêm DNA de arquéia, e podem ter papel protetor, diminuindo inflamação.

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Operacional

Malu Losso

Organização Operacional Expositores

JA Eventos

Organização Científica

SD Eventos

Montadora Oficial

Estande Feiras e Congressos
Estrutural

Agência Web

Inteligência Web

XXXVII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

26, 27 e 28 de maio de 2016 | Transamerica Expo Center | São Paulo - Brasil